Curso de Técnico de Som de Estúdio

Muita coisa aconteceu desde meu último post. Uma delas é o curso que estou fazendo.

No post anterior eu falei que produção musical me atraia e que eu já tinha um certo conhecimento na área, por ausar softwares de gravação e edição de áudio. Pois bem, ainda em julho soube que a prefeitura do Recife estava com inscrições abertas para cursos de áudio. Eram eles: Roadie, Técnico de Som de Palco e Técnico de Som de Estúdio. Obviamente, me inscrevi no terceiro.

Fui selecionado entre os 10 alunos do curso (dentre mais de 200 inscrições) e as aulas começaram no início de agosto. Nas duas primeiras semanas, tivemos (os alunos dos 3 cursos) aula de História da Música. Gostei bastante. Conteúdo enriquecedor, com certeza. O André Balaio – agora como professor – preparou aulas bem interessantes e úteis para qualquer pessoa que queira viver no meio da música. Estudar a evolução da música desde os primórdios dos cantos gregorianos até os tempos atuais foi bem legal! Peguei muito material em áudio e vídeo com o André.

Há duas segundas-feira (dia 25/08) começou realmente o Curso de Técnico de Som de Estúdio com uma semana de aulas teóricas ministras pelo produtor musical Peter Noya. O cara é gabaritado e as aulas tão sendo muito boas. Adquiri conhecimentos técnicos sobre frequências de áudio, medição e seu comportamento. Também detalhes sobre equipamentos como microfones, monitores e mesas de som.

Já estamos nas aulas práticas, em estúdio, e vamos gravar duas músicas – ambas, composições de alguns alunos. Ontem fizemos a gravação das músicas-guia apenas com vocal e violão, e ainda falta a criação das linhas de cada instrumento e a colocação de arranjos. Na parte mais didática da aula de ontem, foi passada noções básicas sobre Pro Tools e Nuendo. A gravação de hoje foi pelo Pro Tools, rodando em um Macintosh. Desde a composição das músicas até a masterização, passando pelos arranjos, gravação e mixagem, os alunos foram divididos com funções específicas. Eu fiquei responsável como produtor. Grande responsabilidade! E eu adorei!

Na próxima semana começaremos a gravar a bateria e o baixo, passando depois para guitarras, violões, pianos e por último, a voz. No final do curso vou disponibilizar as MP3.

Tudo que aprender no curso vou escrevendo aqui no blog. Detalhes técnicos, científicos, gravação, mixagem, softwares de computador e produção musical em geral. Se for útil para alguém, já vale a pena!

Sala da técnica do Muzak

Sala da técnica do Muzak

Na sala de gravação do Muzak

Na sala de gravação do Muzak

  • Tranckbacks fechados
  • Comentarios (2)
    • zé-tó
    • abril 14th, 2009 11:18am

    Estou em Angola Luanda.
    Tenhos algumas luzes na produção no nuendo cubase mas não tenho a certeza que estou no bom caminho.sinto que na area de masterização estou mais as cegas.
    como devo fazer para poder dominar este programa.
    Aqui a uma enorme necessidade de tecnicos bem formados nesta area.talvez um local com tecnicos a altura para formar seria um otimo negocio

    • rebeca
    • abril 15th, 2009 6:21pm

    escreve mais amor!

Voce deve estar logado para comentar.